O que antes deveria ser um lançamento para a plataforma Disney+, se transformou num lançamento para os cinemas condizente com a diretriz que essa aposta trará de resultados para os cofres do estúdio. Mas tirando esse aspecto de lado, dentro da memória popular, este filme, que vem de uma animação até recente, de 2002, atualiza de maneira singela aspectos da narrativa, as executa de maneira decente, mas simplifica o espírito endiabrado do seu principal personagem.

Live-action do famoso clássico de animação da Disney, Lilo & Stitch conta a história da amizade entre uma jovem menina humana e um alienígena fugitivo que parece um cachorro. Stitch (Chris Sanders), o experimento 626, é um extraterrestre expressivo que é adotado como animal de estimação por Lilo (Maia Kealoha), uma imaginativa e rebelde garota havaiana, e juntos eles descobrem o significado de família. O jeito extrovertido de Lilo mais do que corresponde à energia caótica do pequeno monstro peludo e impulsivo que está sendo caçado pelos agentes da Federação Galáctica Unida. A amizade incomum entre os dois provoca uma série de confusões e problemas até com a assistente social que cuida de Lilo, observando seu bem-estar ao lado da irmã Nani, sua tutora legal desde a morte dos pais.

Primeiro de tudo: o quão fofa é a Maia Kealoha. Um charme tremendo, um desempenho tão livre e feliz, a mini atriz faz um trabalho carismático e super convincente diante de uma intenção irreal com um personagem inteiramente em CGI, que está quase no mesmo nível da animação, pois graças a uma simplificação de causa e efeito, o amado personagem perde um pouco de sua principal característica, que é seu espírito endiabrado.
Mas diante de tudo isso, ainda estão ali a caracterização extremamente decente, e um conjunto de elenco de apoio que traduz a história que não precisou de grandes alterações já que o filme original não é tão antigo que fizesse este passar por mudanças tão drásticas.

A relação familiar ainda está lá, bem apresentada e construída, além das interações com amigos e outros personagens igualmente cativantes, que nos fazem realmente nos importar, graças aos simbolismos dos gestos mais simples e infantis, desses que aquecem o coração.
Nota do crítico:

Título: Lilo & Stitch
Duração: 1h48min
Gênero: Aventura, Comédia, Família, Ficção Científica
Onde Assistir: Cinemas
Sinopse: Live-action do famoso clássico de animação da Disney, Lilo & Stitch conta a história da amizade entre uma jovem menina humana e um alienígena fugitivo que parece um cachorro. Stitch (Chris Sanders), o experimento 626, é um extraterrestre expressivo que é adotado como animal de estimação por Lilo (Maia Kealoha), uma imaginativa e rebelde garota havaiana, e juntos eles descobrem o significado de família. O jeito extrovertido de Lilo mais do que corresponde à energia caótica do pequeno monstro peludo e impulsivo que está sendo caçado pelos agentes da Federação Galáctica Unida. A amizade incomum entre os dois provoca uma série de confusões e problemas até com a assistente social que cuida de Lilo, observando seu bem-estar ao lado da irmã Nani, sua tutora legal desde a morte dos pais.